4 Dicas essenciais para melhorar a mobilidade articular
14 Set 2021 - Publicado por Vitaceutics
A mobilidade articular é a capacidade que as articulações têm de executar movimentos de pequena e grandes amplitudes… Portanto, para ter uma boa mobilidade é importante cuidar das suas articulações.
Existem pequenos truques que poderá introduzir na sua vida diária, de modo a manter ou melhorar o seu grau de mobilidade. Aqui ficam 4 dicas essenciais para melhorar a mobilidade articular:
1- Praticar exercício físico: realizar 30 a 40 minutos diários de atividade física moderada/intensa;
2- Realizar alongamentos estáticos: estes permitem manter a mobilidade articular pois evitam os encurtamentos musculares. Assim, as estruturas musculares e as articulações mantêm a sua funcionalidade e amplitude de movimento.
3- Hidratação: fundamental para manter a lubrificação da cartilagem das articulações, prevenindo, por exemplo, patologias como a osteoartrose.
4- Manutenção do peso: o excesso de peso sobrecarrega as suas articulações, aumentando o risco de dor e aparecimento de lesões. As pessoas com excesso de peso sofrem frequentemente de dores articulares e artrose moderadas/graves. A causa mais frequente desta dor é o stress mecânico relacionado com o excesso de carga a que tais articulações estão sujeitas em pessoas com sobrepeso.
Existem ainda alguns comportamentos que pode adotar, de modo a controlar melhor a dor e a inflamação na articulação afetada:
1- Tomar um duche quente.
2- Praticar técnicas de relaxamento, preferencialmente com orientação adequada.
3- Aplicar gelo na zona dorida.
4- Não esforçar a articulação afetada.
5- Optar por desportos que permitam uma movimentação regular e moderada das articulações, como a natação.
6- Ter um maior cuidado com o desempenho de atividades domésticas e recreativas, nomeadamente, na postura da coluna.
7- Manter uma alimentação equilibrada e, se necessário, recorrer à toma de suplementos alimentares.
8- Dormir num colchão duro e com uma almofada macia e não muito alta. Se passar muito tempo sentado tenha o cuidado de manter sempre as costas e o pescoço devidamente apoiados.
Hugo Ferreira, Personal Trainer