Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

A GESTÃO DO TEMPO EM PROL DA SAÚDE

A GESTÃO DO TEMPO EM PROL DA SAÚDE

Apesar do consenso existente na comunidade científica acerca dos inúmeros benefícios advindos da prática regular de exercício físico o grau de sedentarismo na nossa sociedade atual continua a níveis elevadíssimo.

Muitas são as desculpas e constrangimentos apresentados para se fugir dos treinos físicos, mas dentre elas uma ganha notoriedade: “a falta de tempo”. É verdade que o panorama socioeconómico presente trouxe como consequência uma frágil estabilidade na relação que os cidadãos mantêm com o mundo do trabalho, fazendo com que a sua gestão do tempo fosse drasticamente dificultada, ao ponto de porem de lado o tempo destinado ao lazer e aos cuidados da saúde.

Num cenário social desta magnitude uma inteligente gestão do tempo pode ser o grande diferencial para se conseguir viver em equilíbrio. É nesta perspetiva que os treinos de curta duração estão a ganhar muitos adeptos, face às tradicionais idas aos ginásios, que muitas vezes exigiam um gasto de aproximadamente 2h de um valioso tempo.

Muitos formatos de treino baseado numa curta duração (20´a 40´) têm surgidos, acompanhados de respaldo científico, garantindo que podem sim ser muito eficazes e seguros, quando administrados na dose certa. Estes treinos acabam por apresentar uma intensidade mais elevada do que o treino tradicional e geralmente são organizados em formato de circuitos.

Os treinos de curta duração priorizam exercícios mais integrados, que envolvam uma maior quantidade de grupos musculares, trazendo como consequência um maior gasto calórico. Uma outra estratégia a adotar é a administração de pausas reduzidas (10`` a 30``) ou até mesmo pausas ativas durante o treino, a medida que o tempo de exercitação é extremamente otimizado, face aos descansos prolongados e quase adormecedores muito comuns nas tradicionais salas de musculação. Importante referir que estes treinos podem ser desenvolvidos com pequenos acessórios de treino (halteres, discos, fitball e outros), ou até mesmo apenas com o peso do corpo, não dependendo, portanto de grandes máquinas de musculação.

A “falta de tempo” perante esta estratégia deixa de ser uma desculpa, visto ser possível concluir, perfeitamente, uma bela sessão de treino em média de 30´. Para que todo o processo seja ajustado da melhor forma é fundamental que assegure-se, junto a um profissional do Exercício Físico, do seu real estado físico, de modo que a intensidade do treino, a regularidade e a seleção dos exercícios possam ser graduadas respeitando os princípios da individualidade e progressão. Portanto, mãos à obra! Porque tempo é… saúde!

 

Por Gustavo Levy, Personal Trainer