COMO AUMENTAR A IMUNIDADE
1 Dez 2021 - Publicado por Vitaceutics
A imunidade é a capacidade de resposta que o nosso organismo tem para se defender de invasores como vírus, bactérias ou fungos, que possam provocar doenças. Quando a nossa imunidade está em baixo estamos propensos a ter infeções.
Consoante a afeção em causa, existe uma série de medidas que podem ser úteis no alívio da sintomatologia associada:
- Garganta irritada: líquidos quentes costumam trazer alívio sintomático. Chá com limão e mel pode ser uma boa sugestão. Pastilhas contendo óleos essenciais, devido à sua ação balsâmica e antisética são muito úteis no alívio da irritação.
- Tosse: regra geral, as tosses secas devem ser suprimidas, enquanto a tosse produtiva deve ser respeitada, isto é, deve promover-se a limpeza das vias respiratórias.
- Tosse com expetoração: é aconselhado um expetorante ou mucolítico.
- Tosse seca e incomodativa: é aconselhado um antitússico. Em caso de tosse deve sempre beber muita água.
- Debilidade e fadiga: é importante garantir um aporte nutricional adequado, com vitaminas (A, C e E), e outros nutrientes necessários à manutenção de um sistema imunitário capaz. O repouso é fundamental para uma recuperação em pleno.
- Lábios secos e gretados: utilize um cachecol ou lenço, de modo a proteger esta zona da ação direta dos fatores ambientais. A utilização de um batom ou creme apropriado é também vantajosa.
Uma boa nutrição está intimamente ligada à capacidade do nosso organismo se defender das agressões externas, como os vírus que mencionamos, mais recorrentes nesta altura do ano. Fique com alguns exemplos de alimentos para aumentar a imunidade:
- Vitamina C: laranja, kiwi, limão, tangerina, toranja, limão, morango, brócolos, espinafres;
- Vitamina E: amêndoa, amendoim, avelã, sementes de girassol, gérmen de trigo;
- Selénio: gema de ovo, sementes de girassol, frango, castanha do pará;
- Zinco: cereais integrais, leguminosas (feijão, grão, ervilhas), carne, castanha;
- Probióticos: Kefir, iogurte natural;
- Ácido fólico: fígado, lentilhas, brócolos, espinafres, beterraba;
- Ómega 3: peixes gordos (sardinha, cavala, salmão), linhaça, nozes, azeite.
Quando não é possível obter todos estes nutrientes através da alimentação diária, a suplementação deve ser ponderada de modo a prevenir o aparecimento de doenças. Para isso selecionamos os melhores suplementos da Vitaceutics para reforçar a imunidade:
VITAMINICUM VITAMINA D3 STRONG
GOOD ROYAL GELEIA REAL SUPER 2000
Ainda assim é importante ter em conta outros aspetos para aumentar a imunidade, como o repouso adequado, diminuir o stress e a ansiedade, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, entre outros.
Adriana Martins, Nutricionista