COMO DIMINUIR A VONTADE DE COMER DOCES?
24 Out 2022 - Publicado por Vitaceutics
Estudos mostram que o açúcar pode ser tão viciante quanto o álcool, o cigarro ou drogas! Ainda assim comer é considerado um ato de prazer, pelo que não se deve privar totalmente de consumir o que mais gosta, contudo é importante controlar-se e fazer dos "excessos" situações pontuais.
Se está determinado em perder peso ou deseja somente ter uma alimentação saudável e retirou da sua alimentação diária alguns alimentos “proibidos” mas ainda assim sente vontade de comer um docinho, aprenda a controlar esta vontade com as nossas dicas:
Ficar longe dos doces: nos locais onde habitualmente passa mais tempo, tente que os doces estejam fora do alcance da visão ou simplesmente não tenha esse tipo de alimentos. Este método ajuda a que não pense tanto em doces nem tenha a tentação de os comer.
Escovar os dentes: após as refeições deve escovar sempre os dentes, este hábito leva a que a vontade de doces diminua ou desapareça.
Consumir proteína: a proteína aumenta a saciedade, ajudando a resistir aos doces e outros alimentos nutricionalmente menos interessantes.
Fazer refeições intermédias: ficar muitas horas sem comer pode levar a que na refeição seguinte se coma mais e selecione alimentos mais calóricos. Comer de 3 em 3 horas poderá ser a estratégia, para não chegar à refeição com episódios de compulsão alimentar.
Comer lentamente: comer devagar durante as refeições e saborear os alimentos é a estratégia para diminuir a sensação de fome, pois a informação de saciedade leva alguns segundos a chegar ao cérebro.
Praticar exercício físico: o exercício físico está associado a libertação de serotonina, hormona responsável pela sensação de bem-estar, efeito comum ao do consumo de doces. Além disso, diminui o estado de stress e de ansiedade que consecutivamente leva a uma menor compulsão alimentar que habitualmente está associada a fome emocional causada por este tipo de estados.