Como estimular a memória?
26 Abr 2021 - Publicado por Vitaceutics
Sabia que uma das principais causas para a falta de memória é a ansiedade? É verdade, principalmente em jovens, pois momentos de stress causam a ativação de muitos neurónios e regiões do cérebro, o que o torna mais confuso e dificulta a sua atividade, mesmo que para uma tarefa simples, como lembrarmo-nos de algo.
Contudo, a perda de memória também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer.
Mas… como podemos melhorar isto? Alterar os hábitos e nutrir o cérebro é a resposta!
Avaliar a qualidade e o tempo do sono é fundamental, pois um descanso reparador é extremamente importante para melhorar a memória. Quantas horas devemos dormir? Isto vai depender da necessidade específica da pessoa. Uma sesta até vinte minutos depois de almoço também favorece as funções cognitivas.
Fazer exercício moderado e afastado da hora de deitar, fazer um jantar leve (como sopa e fruta) e não estimular demasiado o cérebro antes de dormir (como ver televisão, jogar computador), também são conselhos que deve seguir.
Outra forma muito interessante de melhorar a memória é fazer as atividades diárias de uma forma diferente da habitual, pois assim estimulamos novas conexões neurais e aumentamos a plasticidade cerebral. Por exemplo: ir para o trabalho utilizando um itinerário diferente, lavar os dentes com a mão contrária à habitual, fazer refeições diferentes, etc. Ou seja, estimular novas sensações e obrigar o cérebro a sair do chamado “piloto automático”.
Dra. Ana Tavares, Farmacêutica e Consultora em Homeopatia e Nutracêuticos