Como ter uma pele saudável após o verão
20 Out 2021 - Publicado por Vitaceutics

Com o final do verão, terminam os dias relaxantes e há um misto de tristeza por ter que regressar à azáfama do dia-a-dia, não é verdade? Mas, o fim das férias, também deixa outras marcas…
As marcas da exposição (excessiva) ao sol, da água do mar e da piscina: pele seca e desidratada, caída de pele, manchas, pele sem brilho, sem elasticidade e outros sinais de envelhecimento. Tudo o que queremos agora é recuperar o aspeto saudável da pele. Mas… o que podemos fazer?
Antes de mais, devíamos investir na prevenção, respeitando as regras de exposição solar, quer em termos de horário de exposição, quer pela utilização frequente de protector solar, aplicando e renovando a aplicação mesmo quando não estamos expostos ao sol, utilizar óculos de sol e aplicar creme hidratante de manhã e à noite.
Existem 3 regras base para tratar e cuidar da sua pele após o verão:
1. Hidratar
2. Aumentar a firmeza, elasticidade, tonicidade da pele
3. Contrariar e eliminar os radicais livres promotores do envelhecimento precoce
Para conseguirmos atingir este objetivo, é importante nutrir a pele, e não falamos apenas à superfície. É necessário um cuidado de dentro para fora. Só assim pode realmente recuperar o aspeto saudável da sua pele. Assim, fique com algumas soluções naturais que podem ajudar:
Colagénio
O colagénio é uma proteína estrutural necessária para promover a elasticidade, tonicidade e firmeza da pele.
Resveratrol, Açaí, Videira Vermelha e Romã
Graças ao seu poder antioxidante combinado, combatem a ação dos radicais livres que provocam o envelhecimento da pele, reparam os danos induzidos pela radiação UV e atenuam as manchas.
Ácido Hialurónico
O Ácido Hialurónico é um componente da matriz extracelular da derme. A sua grande função é promover a hidratação da pele, aumentar a proteção da pele em relação à radiação UV e contribuir para aumentar a capacidade de reparação tecidular.
Metionina e Cisteína
Estes dois aminoácidos são grandes defensores e reparadores dos danos provocados pela exposição solar, pois estimulam a síntese de antioxidantes endógenos como a glutationa reduzida (GSH). Esta contribuição é de extrema importância, porque os níveis de síntese de glutationa podem encontrar-se comprometidos durante o envelhecimento.
Vitamina C, A, E, B2, Biotina, Niacina, Silicio, Selénio, Zinco
Esta conjugação de vitaminas e minerais reforça a ação antioxidante.
Drª Carla Santos, Farmacêutica