DIABETES: PRINCIPAIS SINTOMAS E MEDIDAS DE CONTROLO
14 Nov 2022 - Publicado por Vitaceutics
A Diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos, que, se não for devidamente tratado, pode provocar danos em diversos órgãos.
A quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta, diz-se que o doente está com hiperglicemia. A principal causa da diabetes é a má alimentação, especialmente o consumo excessivo de alimentos açucarados, industrializados e a falta de exercício físico. Existem várias manifestações desta doença, que podem surgir em períodos distintos da vida: a Diabetes tipo 1 (DM1), Diabetes tipo 2 (DM2) e Diabetes Gestacional.
Diabetes mellitus tipo 1: é uma doença "autoimune" e caracteriza-se pela incapacidade do pâncreas produzir insulina por destruição completa das células que fabricam esta hormona.
Sintomas:
- Boca seca e sede constante
- Vontade constante em urinar
- Cansaço e visão turva
- Aumento do apetite
- Perda de peso
Diabetes mellitus tipo 2: existe uma perda progressiva da eficácia da insulina, também designada de "resistência à insulina". A diminuição anormal e progressiva da produção de insulina por parte do pâncreas, faz com que o organismo produza menos insulina.
Sintomas:
- Aumento da frequência urinária (que se torna mesmo muito frequente): isto resulta da tentativa de os rins eliminarem o excesso de glucose (açúcar) na corrente sanguínea
- Muita sede, causada pelo próprio açúcar e pelo aumento da frequência urinária, pois o corpo irá “pedir” para repor os líquidos perdidos
- Cansaço: enquanto efeito da desidratação
- Visão turva: os níveis de açúcar descontrolados podem originar a infiltração de um fluido nos olhos
Diabetes gestacional: surge durante a gravidez e desaparece após o parto. Caso se mantenha depois do nascimento do bebé, trata-se de uma diabetes tipo 2, e não uma diabetes gestacional.
As mulheres que tiveram diabetes gestacional têm um risco elevado de vir a ter uma diabetes tipo 2 mais tarde na vida, pelo que devem ser particularmente cuidadosas com o acompanhamento médico ao longo da vida.
Sintomas:
A diabetes gestacional não apresenta qualquer sintoma. As análises de rotina da gravidez são a única forma de detetar, pelo que é muito importante um acompanhamento médico desde que saiba que está grávida.
Que medidas pode adotar para controlar da melhor forma a sua diabetes?
- Optar por uma alimentação mais saudável
- Ser fisicamente ativo
- Tomar adequadamente a medicação para a diabetes
- Reduzir a pressão arterial
- Melhorar os níveis de colesterol
- Fazer exames oftálmicos
- Cuidar da higiene dentária
- Verificar o índice glicémico