Exercício e atividade física são a mesma coisa?
25 Jun 2021 - Publicado por Vitaceutics
É bastante comum as pessoas confundirem os termos “exercício físico” e “atividade física”. Mas, na realidade, não são sinónimos.
A atividade física é definida como todos os movimentos produzidos pelos músculos com gasto energético acima dos níveis de repouso. Isto significa que passear, varrer, brincar, entre outras atividades comuns do dia-a-dia são consideradas atividades físicas.
Por outro lado, o exercício físico é uma sequência sistematizada de movimentos de diferentes segmentos corporais, executados de forma planeada e com um determinado objetivo a ser atingido, como uma corrida ou um exercício de musculação.
Já o desporto é a prática metódica de jogos ou de qualquer atividade que implique exercício físico e perícia, podendo ou não ter como objetivo a competição.
A atividade física e a prática de exercício físico são essenciais para a nossa saúde e bem-estar. Este é um dos pontos fundamentais para a adoção de um estilo de vida saudável, em conjunto com uma alimentação equilibrada e a exclusão de maus hábitos, como o consumo de tabaco.
Apesar de vivermos numa sociedade que se preocupa cada vez mais com a saúde e bem-estar, existe ainda um longo caminho pela frente no que diz respeito à adoção de hábitos saudáveis, como a alimentação, o exercício, etc.
Assim, torna-se necessário tomar ações para inverter essa tendência e fazer com que as pessoas tenham motivação para pensar mais na sua saúde e nas consequências na sua qualidade de vida.
A atividade física e o desporto
A prática regular de exercício físico traz vários benefícios a nível individual, física e mentalmente, e a nível social. Permite obter benefícios em toda a população, quer sejam homens ou mulheres, novos ou velhos, sendo que podem ir de um campo mais individual para um mais social.
A nível individual, a prática de actividade / exercício físico constitui um forte meio de prevenção de doenças, para além de promover o bem-estar psicológico, reduz o stress, a ansiedade e depressão.
A nível social, os hábitos de vida saudáveis reduzem os custos associados aos cuidados de saúde, para além de promover o aumento da produtividade e uma melhoria do ambiente físico e social em geral.
Exercício físico recomendado
A prática de exercício físico deve ser adequada a cada pessoa, tendo em consideração o tipo, duração e intensidade do exercício realizado, o historial clínico e a faixa etária do indivíduo.
Os exercícios que devem ser feitos são aqueles que mobilizam grandes grupos musculares, que permitem o aumento de força e da massa muscular, da flexibilidade, de coordenação, do equilíbrio e do controlo da postura.
Não é necessário inscrever-se num ginásio para atingir o nível de actividade física pretendido. Este pode ser atingido com atividades agradáveis e do dia a dia, como ir a pé para o trabalho, subir escadas, jardinagem, dançar e outros desportos recreativos.
Prevenção de doenças
A prática regular de exercício físico tem provado ser eficaz em combater, reduzir ou prevenir as seguintes doenças:
Doenças cardiovasculares
Hipertensão arterial
Osteoporose
Diabetes mellitus tipo 2
Obesidade
Doenças renais
Doenças pulmonares
Alguns tipos de cancro
Doenças do foro psicológico.
Referências
http://europa.eu/pol/spo/index_pt.htm