Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

MENOPAUSA: COMO ALIVIAR OS SINTOMAS?

MENOPAUSA: COMO ALIVIAR OS SINTOMAS?

A menopausa é a altura na vida da mulher em que a menstruação nunca mais volta. A partir dos trinta e cinco anos de idade o sistema hormonal da mulher começa a modificar, diminuindo progressivamente os níveis de hormonas, como o estrogénio e a progesterona, culminando à volta dos cinquenta anos com a falta da menstruação.

Como estas hormonas estão relacionadas com diversas funções orgânicas, quando isto acontece, a mulher vai apresentar sinais e sintomas que podem condicionar a qualidade de vida e, sobretudo, conduzir a possíveis patologias:

  • aumento da gordura abdominal
  • alterações no apetite
  • afrontamentos
  • secura vaginal
  • flacidez da pele
  • osteopenia/osteoporose
  • alterações da libido

Ter uma alimentação mais equilibrada devido ao metabolismo mais lento e a prática de exercício físico são condições essenciais para a mulher se manter equilibrada nesta fase.

Assim, sugerimos os cereais integrais e fruta no pequeno almoço, proteína vegetal ou animal magra com saladas frescas no almoço. Ao jantar, optar por fazer uma refeição só com legumes, como por exemplo sopa e uma peça de fruta, que podem ajudar a melhorar o peso e a manter o corpo mais alcalino.

Esta é uma altura importantíssima para utilizar e beneficiar dos suplementos naturais. Para a pele é imprescindível tomar colagénio marinho, ácido hialurónico, vitamina C e vitamina E, que ajudam a renovar o colagénio. Para melhorar sintomas como a alteração da libido, afrontamentos e secura vaginal aconselhamos isoflavonas de soja e óleo de onagra. Existem condições médicas onde as isoflavonas de soja não são recomendadas (como em casos de cancros hormono-dependentes). Nesta situação a planta agno-casto pode ser uma alternativa.

Muitas vezes as queixas também se colocam a nível do sistema nervoso: ansiedade, cansaço, dificuldade em dormir e até irritabilidade. A medicina natural oferece ajudas valiosas para controlar estes sintomas, como a passiflora, a salva e a flor de laranjeira.

 

Drª Ana Tavares, Farmacêutica | Consultora em Homeopatia e Nutracêuticos