Os 5 aliados no combate à dor crónica
25 Jan 2021 - Publicado por Vitaceutics
A Dieta Mediterrânica inclui muitos alimentos com poder anti-inflamatório e, por isso, é fundamental adotar esta dieta no combate à dor crónica.
Fique a conhecer os 5 principais alimentos aliados no combate à dor crónica:
1. Tomate – uma fruta (sim fruta, não legume) muito rica em licopeno (entre outros carotenóides, como a luteína), que contém forte ação antioxidante, e vitaminas do complexo A e B. Possui ainda muitos minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose.
2. Azeite – os egípcios já o usavam há 6000 anos e era um dos principais produtos comercializados pelos fenícios. Rico em gorduras monoinsaturadas, o azeite ajuda a reduzir o mau colesterol (LDL), mantendo o nível do bom colesterol (HDL). Além disso, permite bloquear a produção de elementos químicos que induzem processos inflamatórios no organismo. Para usufruir de todos os seus benefícios, o azeite deve ser consumido cru.
3. Vegetais de folha verde – são alimentos que oferecem inúmeras vitaminas e minerais essenciais para a saúde como cálcio, ferro e antioxidantes, que previnem os danos oxidativos provocados pelos radicais livres. Existem vários tipos: espinafres, brócolos, rúcula, agrião, couves, espinafres, …
4. Peixes gordos – contêm um elevado teor de Ómega-3, ácidos gordos essenciais (apenas obtidos através da alimentação), que ajuda a reduzir os processos inflamatórios.
A sardinha, a cavala, o arenque, o salmão ou o atum são alguns exemplos.
5. Frutos oleaginosos – fonte de gordura benéfica, proteína e fibra, estes frutos são ricos principalmente em Ómega 3 e 6, vitaminas do complexo B e minerais. Exemplo: nozes, avelãs, amêndoas, amendoins. Têm um elevado poder antioxidante.
Por Joana Correia, Nutricionista