Prevenir a Diabetes com a prática de Pilates
23 Mai 2022 - Publicado por Vitaceutics
A Diabetes Mellitus é responsável por inúmeras complicações para a saúde. Trata-se de uma doença que atinge 370 milhões de pessoas. Estima-se que esse número aumente para 552 milhões em 2030.
Três em cada quatro pessoas que estão a viver com diabetes têm idade entre 20 e 64 anos. A Diabetes Mellitus (DM) se manifesta-se de duas formas:
- DM Tipo 1: caracterizada como uma doença autoimune e hereditária;
- DM Tipo 2: adquirida pelos hábitos de vida e caracteriza-se como uma doença marcada pela resistência à insulina, hiperglicemia (aumento de açúcar no sangue) e disfunção vascular.
O estilo de vida moderno tem contribuído para o desenvolvimento da diabetes, nomeadamente na DM Tipo 2, correlacionada diretamente com obesidade, sedentarismo, fatores genéticos e ambientais. A mudança no estilo de vida deve ser sempre o primeiro passo, com alterações na dieta e atividade física.
Percebem-se como fatores de risco:
- Estar acima do peso;
- Ter 45 anos ou mais;
- Ter um parente de primeiro grau com Diabetes Tipo 2;
- Ter histórico de síndrome do ovário policístico;
- Ter histórico de diabetes gestacional ou ter dado à luz a um bebê que pesou mais do que 4 quilos;
- Sedentarismo.
E o Pilates?
O Pilates associa o exercício muscular e respiração consciente, como fatores aliados a um momento de redução do ritmo corrido do dia a dia. Os exercícios podem ser executados no solo ou envolver o uso de equipamentos especializados. Assim, vem-se consolidando como um exercício físico com elevado número de adeptos, por ser conhecido como uma atividade segura, prazerosa e eficiente.
Estudos têm demonstrado que o Pilates é eficaz em reduzir a adiposidade intra-abdominal e comprovam a eficácia do método na redução de gordura e glicose. O uso da respiração, associada ao exercício, potencializa os resultados, diminuindo exponencialmente os níveis de açúcar e gordura no sangue. Além do mais, para emagrecer deve-se priorizar o prazer e o bem-estar na escolha de uma atividade física. A associação entre exercícios e sofrimento é provavelmente um dos principais desmotivadores para a prática da atividade física, neste quesito o método sobressai-se por ser uma prática agradável, desafiante e prazerosa.
Portanto, o método Pilates pode ser indicado para qualquer indivíduo, de diferentes faixas etárias, sendo prescrito com mais frequência para pessoas com dor lombar crónica, para correção postural e melhora do equilíbrio, flexibilidade e força. Também deve ser indicado para cuidar da saúde em geral, para o aumento da massa muscular e redução de massa gorda e para a melhoria da qualidade de vida.
Por Gustavo Levy, Personal Trainer